quinta-feira, 8 de março de 2012

Campanha da Fraternidade 2012 - PJ

Tu, que vieste pra que todos tenham vida. Cura teu povo dessa dor em que se encerra. Que a fé nos salve e nos dê força nessa lida. E que a saúde se difunda sobre a terra!

Como já estamos acostumados, a Igreja no Brasil propõe para o Tempo da Quaresma a vivência da fraternidade. Somos orientados por temas específicos, que tornam mais práticas as mudanças que devem ocorrer na sociedade, à luz do Evangelho. Neste ano, inspirados pelo tema: A Fraternidade e a Saúde Pública, e o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra; a Igreja coloca em evidência um problema que atinge a maior parte da sociedade. Diante de tantas problemáticas não podemos mais ficar omissos. As soluções que garantem vida plena para todos, somente são garantidas a partir de Jesus Cristo. Com Ele assumimos o ideal de vida plena para todos através da Fraternidade.

Não há como empreender ações pastorais sem nos colocarmos diante de Jesus Cristo. Iluminados por suas palavras e gestos temos uma missão grandiosa, dentro desse contexto vivenciado por milhões de brasileiros. Uma das grandes interrogações acerca da temática proposta é: O quê, e com quais instrumentos podemos modificar a ineficiência da saúde pública no Brasil? Talvez não consigamos responder a esta pergunta, no entanto, temos de assumir as responsabilidades de membros do corpo de Cristo, no intuito de anteciparmos a vivência do Reino, e garantir a felicidade de todos os filhos de Deus, principalmente daqueles que mais precisam.

Precisamos ser jovens preocupados com as situações de morte as quais muitos irmãos e irmãs estão condicionados. Como jovens Discípulos e Missionários, somos chamados a ser “consolo na doença, na dor, no sofrimento e na morte”. Combinamos que o mês de março seria dedicado às reflexões referentes à CF-2012. Os nossos grupos podem realizar momentos de formação, espiritualidade e ação, integralmente voltados a esta proposição. Os Evangelhos nos ajudam a compreender diversas dimensões de cura, que transcendem os “milagres curativos” empreendidos por aí... Podemos ser presença de Deus na vida daqueles que se encontram nas filas, doentes e sem remédios nas unidades de saúde. Ressalte-se ainda que essa problemática pode ser justificada também pela falta de uma conscientização política de todas as pessoas em nosso Estado. Existem diversos caminhos que podemos seguir no intuito de disseminar uma verdadeira reflexão (com frutos) em nossos grupos.

OBJETIVO GERAL:

Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Disseminar conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável;

·         Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;

·         Alertar para a importância da organização da pastoral da saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;

·         Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade;

·         Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento;

·         Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.        

A CNBB propõe material específico encontrado nas paróquias para a reflexão sobre a CF-2012 com jovens (Jovens na CF). Não podemos deixar de sugerir a utilização do Texto Base que dá as orientações gerais baseadas no olhar sobre a realidade (Saúde e Doenças: dois lados da mesma realidade, Saúde e salvação para a Igreja, Elementos da Doutrina Social da Igreja pertinentes à saúde pública, Contribuições recentes da Igreja no Brasil para a saúde pública, Panorama atual da Saúde no Brasil, Grandes Preocupações na saúde pública no Brasil, Conceitos e números atuais do sistema de saúde pública, Os determinantes sociais na saúde, Conceitos básicos do SUS, A problemática d financiamento da saúde, Direitos, Humanização e espiritualidade na saúde...), os elementos bíblicos (Saúde na Antiguidade e na Bíblia, Doença e saúde no Antigo e no Novo Testamento, O Eclesiástico e a sabedoria popular em saúde, O sofrimento do justo e seu significado, Horizonte humano e teológico do sofrimento, A Igreja: comunidade servidora no amor, Os enfermos no seio da Igreja, A Unção dos Enfermos: sacramento de cura, Maria: Saúde dos Enfermos e a Ação da Igreja na Saúde), e por fim, as Indicações para a AÇÃO TRANSFORMADORA no Mundo da Saúde. São diversos os caminhos, temos de usar da nossa criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário