terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quaresma

É o tempo de preparação para a Páscoa. Inicia-se com quarta-feira de Cinzas durando até a Missa da Ceia do Senhor. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais frequência a palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe a celebração do Ministério Pascal.” (SC 109).
No tempo da quaresma, a Igreja nos convida a intensificarmos três práticas: a oração, o jejum e a esmola (caridade). E você, o que tem feito? Interessante lembrar, que nosso mestre Jesus constantemente utilizava destas práticas, logo incorporada a identidade Católica. Como discípulos de Jesus, devemos viver os valores ensinados de modo consciente e responsável, de forma alguma devemos negá-los ou ignorá-los. Não podemos moldar tais valores evangélicos conforme a nossa vontade! Enfatizando a orientação de nossa Santa Igreja, convido os jovens da Diocese de Macapá a terem uma conduta coerente durante esse período (não apenas neste) que antecede a grande festa da ressurreição de Jesus.
Comumente verifico entre os fiéis Católicos, uma valorização da semana santa, principalmente do Tríduo Pascal, no sentido de escuta e prática do que é proposto pela Igreja. De fato, a celebração do Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor é o ápice do ano litúrgico e dá sentido ao mesmo, bem como a nossa Fé! É o momento máximo para os cristãos e deve ser valorizado, porém deveríamos nos preparar melhor para vivê-lo.
Que tal da uma cara jovem as práticas da oração, jejum e a esmola (caridade)? Rezar é bom e é uma atividade dos membros da Igreja. É resposta ou diálogo com Deus, que te chama constantemente. Rezando você está em Deus e ele em você. Reze sempre!
Em relação ao jejum, vamos pensar em diminuir o consumo de refrigerantes, salgados, doces! Você consegue, basta tentar!!! Por sua vez a caridade não deve ser resumida a dar esmola, seu entendimento é bem mais amplo. Está ligada a preocupação com o outro, por exemplo: ações contra a dengue, ajuda ao próximo ou em relação a saúde pública (CF 2012). Também podemos pensar em ações menores, como limpar casa, lavar louça, atender a um amigo, enfim, use sua criatividade, o importante é preparar-se bem na quaresma para celebrar uma excelente Páscoa! Com gestos simples começaremos a “resgatar” práticas tão bonitas!
Obs: não desejo resumir a brincadeiras as práticas de nossa Igreja. Preocupo-me com a desvalorização que vem sofrendo. Vivendo o que é orientado por ela teremos uma fé consolidada.
Kássio Leal Vilhena

Nenhum comentário:

Postar um comentário