sábado, 4 de agosto de 2012

VOCAÇÃO

“Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês, e os destinei para ir e dar frutos” Jo 15, 16.

O mês de agosto nos faz um forte convite para refletirmos sobre Vocação. Mas afinal de contas o que é vocação?
Partimos então da origem da palavra vocação, que vem do latim “vocare” que quer dizer chamar. Vocação é chamado, e todo chamado requer uma resposta. É Deus que chama e o ser humano responde livremente.
É Deus que toma a iniciativa, nos chama desde o ventre de nossas mães, nos chama a vida, nos chama a existir, nos conhece e nos consagra para sermos seus. “Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que fosse dado a luz, eu o consagrei”. Jr 1, 5;
Vocação é um diálogo, é encontro, é fazer a experiência de um Deus que nos criou para o amor, que nos formou para sermos seus escolhidos, e nos designou para realizarmos uma missão, toda vocação consiste em uma missão.
O primeiro chamado que recebemos é o chamado a vida – “Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e ele pronunciou o meu nome” Is 49, 1. Em seguida somos chamados a vida nova em Cristo, somos chamados a fazer parte da grande família de Deus, que é a Igreja, recebemos o batismo, sacramento que nos torna cristãos, verdadeiros membros do corpo místico de Cristo.
Esses são chamados comuns a todo homem e mulher, mas também existem os chamados específicos: a vocação ao ministério ordenado, a vocação à vida consagrada e a vocação dos leigos e leigas (no matrimônio ou solteiros como agentes pastorais)
Cada vocação tem sua riqueza, tem sua beleza e o fio condutor de cada uma é a doação total da vida, é o amor, a exemplo de Jesus. Qualquer que seja a resposta ao chamado de Deus, devemos caminhar sempre como os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da fé. (Hb 12,2)
É a experiência que fazemos de Jesus Cristo que determina a nossa resposta, é a partir do encontro pessoal e intimo como o ressuscitado que temos a coragem de responder sim a qualquer chamado específico, de forma incondicional e sem reservas. Então Jesus disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e me siga”. Mt 16, 24.
Vocação é responder sim para seguir os passos daquele que deu a vida para nos salvar, é Cristo o nosso supremo bem, é ele o nosso modelo, o amor de toda a nossa vida. Como são Paulo afirma: “Por causa de Cristo, porém, tudo o que eu considerava como lucro, agora considero como perda. E mais ainda: considero tudo uma perda, diante do bem supremo que é o conhecimento do meu senhor Jesus Cristo”. Fl 3, 7-8
Nas Sagradas Escrituras tanto no antigo quanto no novo testamento encontramos inúmeros chamados, Abraão, Moisés, Samuel, Isaías, Jeremias, Pedro, Tiago, João, Mateus, Maria, Paulo e tantos outros que responderam ao chamado de Deus. O sim que respondemos ao chamado de Deus para seguir o seu filho Jesus e deixar-se enviar pelo Espírito Santo, é o sim para amá-lo e servi-lo em cada homem, mulher, criança, jovem e idoso que encontrarmos no nosso caminho.
E nós, que tempo estamos dedicando para escutar a voz de Deus? Que resposta estamos dando para o seu chamado? Como estamos correspondendo a nossa vocação cristã?
Rezemos pedindo ao dono da messe que envie operários, pois a messe é grande e os operários são poucos. Mt 9, 37. 
Ir. Maria Clara (assessora diocesana da PJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário