segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Evangelização da Juventude - Doc. 85

Ø  FORMAÇÃO INTEGRAL DO DISCÍPULO (A)
Na formação para o discipulado é necessário partir de uma formação integral. Quem trabalha na formação de jovens necessita estar atento as cinco dimensões: psico-afetiva, psico-social, mística, sócio-política-ecológica e capacitação. Cada uma das cinco dimensões é vista como relação que o jovem tem com um aspecto de sua vida.
ü  Dimensão psico-afetiva (Eu e eu) – Processo da personalização
Quem sou eu?
Nesta dimensão trabalhamos a identidade, autocrítica, o autoconhecimento, visando que o jovem possa analisar as situações com objetividade, administrando conflitos e relacionando-se com os outros de maneira equilibrada. Sem esta dimensão torna-se difícil o silencio interior e o encontro com Deus na oração e a verdadeira conversão.
Chamado – Vocação – Resposta – Liberdade

ü  Dimensão psico-social (Eu e outro) – Processo de integração
Quem é o outro?
Essa dimensão acentua a importância das relações entre as pessoas, que acontecem, por exemplo, nas amizades, nos grupos, na vida em comunidade, na família, no meio ambiente. A felicidade do jovem depende da sua capacidade de comunicar-se com os outros, num dialogo que considera e respeita a cultura.
ü  Dimensão mística (Eu e Deus) – Processo teológico-espiritual
Qual minha relação com Deus?
A dimensão teológica é cultivada no estudo, na catequese e no aprofundamento dos dados básicos da fé. Desse aprofundamento faz parte à iniciação a leitura da Palavra de Deus, do conhecimento de Jesus Cristo e da Igreja. A dimensão espiritual corresponde à experiência de Deus. Isso pode ser feito através de retiros, da vivencia sacramental, da oração e do serviço aos pobres. Não basta estudar Deus. A relação com Deus esta também presente nas outras dimensões e as ilumina. O aspecto teológico e o espiritual não só caminham juntos, mas se completam.
ü  Dimensão Sócio-político-ecológica (Eu e a sociedade) – Processo de participação-conscientização
Qual minha relação com a sociedade?
Essa dimensão abre o jovem para os problemas sociais locais, nacionais e internacionais: problemas de moradia, saúde, alimentação, a má qualidade da educação, direitos humanos desrespeitados, discriminações contra a mulher, violência, guerra, ecologia, biodiversidade. Aqui há necessidade de conectar fé com a vida, a fé com a política.
ü  Dimensão de capacitação (Eu e a Ação) – Processo metodológico
Qual minha relação com a ação?
“A fé sem ação está morta” São Tiago. Como trabalhar? Como me organizar através de um consciente projeto pessoal de vida? Como administrar o meu tempo? Como coordenar uma reunião de grupo e assegurar conclusões completas? Como planejar e avaliar a ação evangelizadora? As habilidades são necessárias para acompanhar as estruturas de apoio para o processo de evangelização dos jovens. Sem essas habilidades, os projetos pastorais não caminham. 
''Fiz tudo quanto soube e pude pelos jovens, que são o amor de toda minha vida''.
       São João Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário