sexta-feira, 4 de maio de 2012

JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: PROTAGONISMO JUVENIL

O Senhor lhe disse: “Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi o grito de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos. Desci para libertá-los das mãos dos egípcios e fazê-los sair desse país para uma terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel (...) O grito de aflição dos israelitas chegou até mim. Eu vi a opressão que os egípcios fazem pesar sobre eles. E agora, vai! Eu te envio ao faraó para que faças sair o meu povo, os israelitas, do Egito.”  (Ex 3, 7-10)

TEMA: JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: PROTAGONISMO JUVENIL
INTRODUÇÃO
Este evento está incluído no interior do projeto do Plano Trienal (2011-2013) da Pastoral da Juventude da Diocese de Macapá, bem como nas diretrizes para a evangelização da juventude brasileira, que tem por finalidade levar a proposta do evangelho aos jovens, bem como proporcionar-lhes uma formação integral em todas as dimensões da vida humana. No caso, o objeto do evento é o enforque na dimensão sociopolítica e o processo de participação e conscientização de modo a demonstrar aos jovens que compõem os diversos grupos da PJ que a cidadania e a política são meios eficazes para a realização do reino de paz e justiça que todo cristão tem que buscar. Com efeito, para alcançar tal propósito há necessidade de uma consciência política na juventude, entendendo-se aqui a política no sentido amplo de preocupação com a polis (cidade em grego), com o bem comum. O termo inclui a política partidária, mas não se reduz apenas a ela. A pastoral não faz opção partidária, mas prepara os jovens para que cada um faça sua opção com discernimento[1]. A sociedade pós-moderna trouxe um grande influxo de novas possibilidades de participação política, notadamente as organizações civis e até mesmo o movimento político presente na internet, porém, por outro lado, também trouxe a fragmentação, representado por um pluralismo de valores os quais nem sempre confluem para algo positivo, dito de outro modo: “não há tempo para o jovem assimilar de maneira organizada a grande quantidade de informações, opções e modelos despejados em cima dele”[2]. Daí a urgência de se construir um quadro de valores, de modo que a juventude possa elaborar seu próprio sistema de valores e significados. Eis aí o campo de atuação da Pastoral da Juventude, a qual conta com uma arma poderosa: O Evangelho, que oferece este quadro de referência que o jovem tanto procura. Assim, “há a necessidade de formar o jovem para o exercício da cidadania e direitos humanos à luz do ensino social da Igreja. Há necessidade de conectar a fé com a vida, a fé com a política” [3]. Tal é o propósito do presente evento, favorecer o compromisso do jovem com a vida, mostrando que nossa missão enquanto batizados é com a transformação da realidade, pois é próprio Deus quem nos diz: E agora, vai! Eu te envio!!!
OBJETIVO: Formar o jovem para o exercício da cidadania e direitos humanos à luz do ensino social da Igreja, promovendo a conexão da fé com a vida, da fé com a política.

LOCAL: Salão da Igreja São Benedito.

HORÁRIO: 09h30

PÚBLICO-ALVO: Jovens que compõem a Pastoral da Juventude da Diocese de Macapá.

CONVIDADOS: Edinaldo Batista, Dr. Marconi Pimenta, Cons. Gilson, Kássio.

METODOLOGIA: A temática do evento será trabalhada sob a forma de “mesa-redonda”, em que os palestrantes convidados abordarão o tema dentro de suas áreas de atuação, com a participação da plenária.

DINÂMICA DA MESA REDONDA:
09h00 Credenciamento e café da manhã
09h30 Apresentação dos objetivos do evento e dos convidados
09h40 Início da Mesa Redonda
11h00 Plenária com direito a voz e intervenções de 05 min
12h00 Encerramento


[1] BORAN, Jorge. O futuro tem nome: juventude. São Paulo: Paulinas, 2003. p. 242.
[2] BORAN, Jorge. Op. Cit. p. 97.
[3] Doc. 85/CNBB, n. 107.

Nenhum comentário:

Postar um comentário