quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Material base para o mês de Janeiro de 2012, dedicado à Espiritualidade.

 Caríssimos (as) jovens,
Como ficou decidido na reunião Ampliada em dezembro de 2011, durante o ano de 2012 trabalharemos juntos no intuito de correspondermos a unidade que encontramos em Cristo-cabeça da Igreja. Com essa mudança tentaremos melhorar pastoralmente. Fique de olho! No mês de janeiro o tema escolhido foi a ESPIRITUALIDADE. Devemos, portanto, articular a realização dos círculos bíblicos nas casas dos membros dos grupos, dentro do formato de Leitura Orante. Não esqueçamos que as quartas-feiras são dias dedicados a PALAVRA DE DEUS em nossa diocese. Aproveitemos, então, para fazermos juntos, uma bela experiência da escuta e partilha da “voz de Deus” em meio a nossa amada juventude. As outras pistas de ação são: formação bíblica, encontro sobre “A Palavra hoje – Ela não envelhece, se atualiza em nós”.
Não esqueçamos que no dia 29 de janeiro será realizada uma formação para os Círculos Bíblicos no centro diocesano.
Outro lembrete IMPORTANTÍSSIMO! Dia 31 somos convidados a fazermos alegre memória do PADROEIRO DA JUVENTUDE: SÃO JOÃO BOSCO. Usemos nossas redes sociais para divulgar e celebrar. Podemos, também, buscar conhecer mais sobre ele (livros, filmes, músicas, blogs, sites...). Nesse dia reserve um momento do dia para fazer uma prece/oração pela juventude.  Estaremos juntos rezando também em comunhão com a Campanha Contra a Violência e Extermínio de Jovens. Fique de olho no perfil da PASTORAL DA JUVENTUDE DIOCESE DE MACAPÁ no facebook... faremos uma ÚNICA corrente de oração...COMENTE, FAÇA SUA PRECE, COMPARTILHE!!!!
BOM PASTOREIO! Mãos a obra! Segue algum material formativo sobre leitura orante. Caso queiram conhecer mais sobre o assunto VISITE o site: www.lectionautas.com.br

LEITURA ORANTE

LECTIO DIVINA

      Sobre a Tradição da lectio divina

Tem suas raízes no judaísmo;

Em âmbito cristão foi Orígenes que deu grande importância à Escritura.

“...a Escritura lida, meditada, compreendida e vivida é a síntese da vida espiritual”.

Síntese da Vida Cristã!

Conhecer a Escritura, obrigação de cada cristão.                  

A prática da Lectio divina quase desapareceu depois do século XII, no entanto, a partir do movimento litúrgico (1940-50), Vaticano II (1962-65) e na Dei Verbum (DV 25) passa a ser incentivada aos que se dedicam ao ministério da pregação, mas também a cada fiel para que façam da Bíblia o seu livro de oração.

      Um sentido à LD: Passos Iniciais

“Um dia, ocupado no trabalho manual, comecei  a pensar no exercício espiritual do homem. E eis que, de repente, enquanto refletia se apresentaram a meu espírito quatro degraus espirituais: a leitura, a meditação, a oração e a contemplação...”

Guigo II, monge do século XII.

      Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral
“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3,16).

      Como fazer a Leitura Orante?
Então vamos!

      Ao iniciar o texto já deve ter sido escolhido;

      Devemos estar com a mesma disposição que o velho Eli recomendou a Samuel:

“Fala, Senhor, que teu servo escuta” (1Sam 3, 10).

      Nossa atitude como de Maria, obediente e despojada:

“Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1, 38).

      Antes de começar encontre ou crie um ambiente que ajude o recolhimento e a escuta;

      Invoque o Espírito Santo! É ele que pode GARANTIR a docilidade e a abertura interior para acolher e descobrir o sentido da Palavra de Deus para nós hoje.

      1º Passo: LEITURA

      2º Passo: MEDITAÇÃO

      3º Passo: A ORAÇÃO 

      4º Passo: CONTEMPLAÇÃO 

      A LEITURA ORANTE, momento de ENCONTRO!

 A leitura orante favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo de modo semelhante ao de tantos personagens do evangelho: Nicodemos e sua ânsia de vida eterna (cf. Jo 3.1-21), a samaritana e seu desejo de culto verdadeiro (cf. Jo 4.1-12), o cego de nascimento e seu desejo de luz interior (cf. Jo 9), Zaqueu e sua vontade de ser diferente (cf. Lc 19.1-10)... Todos eles, graças a este encontro, foram iluminados e recriados porque se abriram à experiência da misericórdia do Pai que se oferece por sua Palavra de verdade e vida.” (Documento de Aparecida nª 249).

      Uma singela relação com o “TRIPÉ DA PJ”

FORMAÇÃO

ESPIRITUALIDADE

AÇÃO

LEITURA

MEDITAÇÃO

ORAÇÃO

CONTEMPLAÇÃO

      EI JOVEM! Responde aí!!!!!!

Em nossa Diocese, dentro da realidade dos nossos Grupos de Base/Coordenação Paroquial/Coordenação Diocesana, como podemos divulgar a Leitura Orante, tornando a Palavra de Deus viva no seio da Comunidade Jovem? Sugira pelo menos TRÊS estratégias criativas/ousadas/interessantes para que juntos, nos dediquemos em realizá-las.

Leitura Orante da Bíblia
1° Passo: LEITURA

Tomar a Bíblia e ler com convicção de que Deus nos fala. Em atitude de interiorização, silenciar para ouvir Deus.
1- Iniciar, invocando o Espírito Santo.

2-Leitura lenta e atenta ao texto

2° Passo: MEDITAÇÃO 

Refletir, ruminar, aprofundar, repetir as palavras significativas ... aplicar a mensagem hoje.

3- Momento de silêncio interior, lembrar o que leu..

3° Passo: ORAÇÃO

Conversar com Deus a partir do texto. Responder às interpelações. Atitude de adoração, louvor, agradecimento, perdão.

4- Ver bem o sentido de cada frase

4° Passo: CONTEMPLAÇÃO
Mergulhar no mistério de Deus, ver a realidade com os olhos de Deus, saborear Deus. Observar e avaliar a vida, os fatos, os pobres, a situação do povo, com um novo olhar.

5- Atualizar e ruminar a palavra, ligando-a com a vida

6- Ampliar a visão, ligar o texto com outros textos bíblicos, atualizar a Palavra

         Colóquio: falar com Deus

7- Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus.

8- Formular um compromisso de vida

         Revisão da oração

9- Rezar um salmo apropriado.

         Registrar

10- Escolher uma frase como resumo para memorizar

RESUMINDO:

“ENTRE AS MUITAS FORMAS DE SE APROXIMAR da Sagrada Escritura existe uma privilegiada à qual todos estamos convidados: a Lectio divina ou exercício de leitura orante da Sagrada Escritura. Esta leitura orante, bem praticada, conduz ao encontro com Jesus-Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus-Messias, à comunhão com Jesus- -Filho de Deus e ao testemunho de Jesus-Senhor do universo. Com seus quatro momentos (leitura, meditação, oração, contemplação), a leitura orante favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo de modo semelhante ao de tantos personagens do evangelho: Nicodemos e sua ânsia de vida eterna (cf. Jo 3.1-21), a samaritana e seu desejo de culto verdadeiro (cf. Jo 4.1-12), o cego de nascimento e seu desejo de luz interior (cf. Jo 9), Zaqueu e sua vontade de ser diferente (cf. Lc 19.1-10)... Todos eles, graças a este encontro, foram iluminados e recriados porque se abriram à experiência da misericórdia do Pai que se oferece por sua Palavra de verdade e vida.” (Documento de Aparecida nª 249)
 Fernando Sousa (Coordenação e assessoria diocesana)

Um comentário: