sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Pastoral da Juventude dramatiza o evangelho no 17º Grito dos Excluídos: Pela vida grita a terra... Por direitos todos nós!



Foto: Marconi Pimenta
No dia 07 de setembro de 2011, enquanto acontecia o desfile da independência, nós jovens PJoteiros, estávamos no Grito dos excluídos, para ao invés de aplaudir um desfile que lembra uma independência que nunca existiu, gritar por nossos direitos e mostrar a nossa insatisfação com a nossa sociedade atual. 
Como forma de reinvindicação e de mostrar a nossa juventude que caminha com Deus, dramatizamos o Evangelho das Bem Aventuranças - Mt 5,1-12“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.  
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.”
Esse evangelho representa toda a nossa luta e o nosso grito, as Bem Aventuranças anunciam a felicidade e a libertação, deixando o conformismo e alienação, mostram a palavra e ação de Jesus anunciando a vinda do Reino. Falam sobre a justiça de Deus que é para aqueles que incomodam essa sociedade que se estrutura com base na riqueza, no lucro, na exploração, no poder e na opressão, uma sociedade injusta e desigual. Nós jovens temos necessidade de Deus, só com ele é que todos esses valores podem vigorar e só assim surgirá uma nova sociedade.
Por isso, fomos gritar nas ruas da nossa cidade, sem vergonha, sem medo, apenas com a Fé que temos de que juntos somos um e somos fortes. Gritamos contra tudo de ruim que temos hoje, principalmente contra a violência e aumento da tarifa de ônibus. Foi lindo ver todos os jovens juntos, pulando, caminhando, cantando, gritando, mesmo com o sol, lama, poeira, enfim...  nada disso foi empecilho ou nos atrapalhou. Essa foi uma forma de mostrar a nossa insatisfação e o nosso comprometimento com Deus e com a nossa juventude.  Deus caminha conosco e nós somos a mudança dessa sociedade, são nesses atos que percebemos o quanto somos fortes e que contribuímos para a desestruturação dessa sociedade injusta.
Sendo assim, nós da Pastoral da Juventude só temos a dizer uma coisa: Somos pobres!

Um comentário:

  1. Parabens querido joven Deus abençoe sempre.
    Abraço fraterno Danilo de Feira de Santana BA.

    ResponderExcluir