segunda-feira, 5 de setembro de 2011

17º Grito dos Excluídos: ´Pela vida grita a TERRA... Por direitos todos Nós!´


Vamos juntos nessa quarta-feira, 07 de setembro gritar pelos nossos direitos! Nós jovens estamos sofrendo com todos esses problemas sociais, ambientais, com o desrespeito e  falta de tratamento digno. E se, o planeta não está bem, consequentemente à população também não. 
Além das questões ambientais, “A prioridade do debate da juventude é uma questão muito especial deste Grito. A juventude brasileira está sofrendo com a violência, com a criminalidade e com as drogas, e é preciso uma resposta urgente das autoridades públicas, do Estado brasileiro, para garantir as políticas públicas para os nossos jovens. Nós temos hoje um número enorme de jovens, resultado de uma explosão demográfica que aconteceu  na década de 80 e da redução da mortalidade infantil bastante significativa nos últimos 20 anos. As crianças da década de 80 agora são jovens que precisam de políticas públicas voltadas para eles. Portanto, é crucial que nesse debate as autoridades possam discutir conosco, politicas para que esses jovens não sejam tão agredidos como estão sendo hoje, principalmente nas periferias das nossas cidades”. Roberto Silva, dirigente da CUT.
Muitos estão envolvidos nessa manifestação, entre eles: movimentos sociais, grupos estudantis, pastorais e é claro, a Pastoral da Juventude (PJ).  Sabemos que o Brasil só será um país completamente independente, quando todos possuírem direitos plenos a vida, pois a vida tem que estar em 1º lugar. Enquanto os nossos representantes deveriam estar fazendo algo para melhorar a nossa sociedade, o que eles fazem??? Concordam com o aumento abusivo da tarifa de ônibus e não criam nenhum mecanismo de politicas públicas para os jovens. Porém, a Pastoral da Juventude da Diocese de Macapá, não irá se calar diante disso!  Para esse dia a PJ está ensaiando uma breve apresentação e os jovens estão a mil por hora querendo fazer a sua parte de uma forma bem criativa, você não pode perder!
 A concentração será no estacionamento da orla do Araxá às 08h da manhã, com a palavra do nosso querido bispo Dom Pedro Conti, logo após, começa a caminhada que passará pelas ruas dos bairros Araxá, Aturiá, Pedrinhas e com a chegada ao monumento do Marco Zero do Equador. Durante esse percurso, serão feitas diversas paradas para refletirmos, além de gestos, cantos e tudo mais que a imaginação conseguir. Ao término da caminhada, todas as pessoas presentes na manifestação irão Abraçar o Monumento e gritarão: Pela vida grita a Terra... Por direitos, todos nós! Em seguida cantarão a canção que representa esse momento: Pérola Azulada, de Zé Miguel.
Queremos ver todos os PJoteiros nesse dia, para mostrar que aquela velha frase ‘a juventude é o nosso futuro’ mudou. A juventude é o presente e é nesse presente que vamos construir o nosso futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário